A EMPRESA OSCEP

A OSCEP – UNIPESSOAL, LDA é uma empresa portuguesa, sediada no Porto, que pertence ao mesmo grupo de administração da OSDM – O Segredo do Mar – Têxteis e Vestuário Lda

Ao longo do tempo a OSCEP tem-se adaptado e reinventado, tornando-se cada vez mais uma empresa amiga do ambiente. Atualmente, é com orgulho que a OSCEP afirma que a sua a atividade se distingue pelas matérias-primas que utiliza nos seus produtos, comercializando apenas artigos que contenham na sua composição material orgânico ou reciclado.

SUSTENTABILIDADE

O aumento do consumo mundial de têxteis e vestuário tem vindo, consequentemente, a aumentar também o impacto negativo da indústria têxtil na sociedade e no ambiente. Desta forma, a responsabilidade ambiental e social relativamente aos produtos e serviços é, cada vez mais, considerada um requisito básico e decisivo. Neste contexto, surgem as certificações que permitem às empresas comunicar e evidenciar o cumprimento de requisitos que garantem a sua sustentabilidade.

A OSCEP – UNIPESSOAL, LDA acredita as empresas têm um papel predominante na proteção do meio ambiente e está consciente do impacto que a sua atividade provoca. Nesse sentido, tem vindo a trabalhar e investir, com grande empenho e orgulho, na obtenção de certificações e licenças que comprovam o seu compromisso com a garantia da continuidade das gerações futuras.

ORGANIC COTTON ACCELERATOR (OCA)

Organic Cotton Accelerator (OCA)

A OSCEP by Osdm Group é um orgulhoso membro da organização Organic Cotton Accelerator (OCA), a única organização “multi-stakeholder”, totalmente dedicada a desencadear o potencial do algodão orgânico – do campo à moda.

A OCA comprova o seu impacto positivo através de dados verificados do projeto e histórias interessantes de agricultores onde demonstram a diferença que o cultivo da agricultura biológica tem feito na subsistência dos agricultores e das comunidades agrícolas.

A OCA acredita que por cada dólar investido em algodão orgânico, existe um efeito multiplicador: os agricultores ganham mais, as suas famílias e comunidades florescem, e as suas terras e solos são férteis para as gerações futuras, protegendo assim o nosso planeta. Os agricultores são administradores da terra; ao apoiarmos o agricultor, fortalecemos o sector e salvaguardamos o planeta – é o Efeito Algodão Orgânico.

OCA cotton

A OCA atua como um catalisador de mudança ao investir em programas a nível da exploração agrícola que permitem a educação e apoio aos agricultores, desenvolver novas técnicas para o cultivo de algodão e facilitar modelos de abastecimento através de parcerias entre marcas, retalhistas e fornecedores diretamente ligados à exploração agrícola. Estes programas trazem transparência adicional, integridade, segurança de fornecimento, no que diz respeito ao impacto social e ambiental do algodão biológico. Como plataforma global para o algodão biológico, a OCA une o sector do algodão biológico.
Do campo à fibra para a moda, permitimos melhorias na medida da subsistência dos agricultores e das comunidades locais.

Nós, OSCEP by Osdm Group, associamo-nos orgulhosamente à organização Organic Cotton Accelerator (OCA) para apoiar os produtores de algodão a adotarem os princípios do algodão biológico. Juntos, estamos a apoiar a próxima geração de produtores de algodão orgânico.
A OCA está a criar as condições para que o algodão orgânico prospere, ao ajudar os agricultores a desbloquear os múltiplos benefícios desta cultura para permitir o seu desenvolvimento e proteger o planeta.

CERTIFICADOS E LICENÇAS by OSCEP

OCS  /  ORGANIC CONTENT STANDARD

A norma OCS aplica-se a produtos que contenham entre 5% e 100% de matéria-prima de origem orgânica. Produtos OCS seguem critérios que asseguram a rastreabilidade e integridade das matérias-primas durante toda a cadeia de fornecimento, desde a origem até ao produto final
OCS 100 garante um conteúdo mínimo de 95% de material orgânico e OCS Blended garante um conteúdo mínimo de 5% de material orgânico misturado com material convencional ou sintético.

GOTS

GOTS  /  GLOBAL ORGANIC TEXTILE STANDARD

A norma GOTS define requisitos reconhecidos internacionalmente que assegurem o estatuto dos têxteis orgânicos, a fim de proporcionar uma garantia credível ao consumidor final.
O GOTS abrange toda a cadeia, desde a colheita das matérias-primas até à distribuição de produtos fabricados a partir de pelo menos 70% de fibras naturais orgânicas certificadas.
Na norma são definidos critérios aplicáveis à fibra, produtos químicos, diversas etapas do processo produtivo, acessórios utilizados, gestão ambiental, garantia da qualidade e
responsabilidade social.

RCS  /  RECYCLED  CLAIM  STANDARD

A norma RCS aplica-se a produtos que contenham entre 5% e 100% de matéria-prima de origem reciclada. Produtos RCS seguem critérios que asseguram a rastreabilidade e integridade das matérias-primas durante toda a cadeia de fornecimento, desde a origem até ao produto final
RCS 100 garante um conteúdo mínimo de 95% de material reciclado e RCS Blended garante um conteúdo mínimo de 5% de material orgânico misturado com material convencional ou sintético.

OCS Organic 100 Content Standard
Saber Mais
GOTS - Global Organic Textile Standards
Saber Mais
RCS - Recycled 100 Claim standard
Saber Mais
Contacte-nos